Histórias para ouvir com atenção

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A tradição já não é o que era...



Olá, Pequenada!
Quase todas as histórias começam assim: Era uma vez…
 O que vocês não estão à espera   é de um lobo que não era mau e pediu a mão da bruxa em casamento, ou de um capuchinho que já não é vermelho, mas amarelo e que em vez de ir levar o lanche à avozinha, que está doente, vai a  casa da tia levar um saco de batatas e pelo caminho encontra uma girafa . Tudo isto vos está a parecer uma grande confusão? Direi mesmo, uma grande baralhação?
Pois foi isto que os meninos e meninas da Cova da Serpe fizeram. Recriaram as histórias que já estavam fartos de ouvir contar da mesma maneira e que já sabiam de cor e salteado; quiseram dar-lhes um cunho muito pessoal e conseguiram. Isto é que é imaginação!



Assim, durante duas semanas andaram a ouvir e a explorar contos e histórias tradicionais infantis. Com elas brincaram, riram, baralharam personagens e ações, recontaram, reinventaram, inventaram e “cozinharam novas histórias”, desenvolvendo a sua capacidade de imaginação e criatividade. Todo este trabalho esteve integrado no miniprojecto “Baralhando Histórias” que foi o tema escolhido para desfile de carnaval que levaram a cabo no passado dia 13 de fevereiro e que contou com a participação e colaboração dos pais/encarregados de educação das crianças.
A fantasia saiu da escola e levou consigo a animação a alegria e a tradição a passear pelas redondezas. As portas e as janelas abriram-se e os sorrisos apareceram a saudar os heróis que saíram  das histórias e que, de certeza, levaram muita gente a dar um passeio ao mundo encantado das histórias, onde há sempre um final feliz.



É tão bom termos alguém que nos leve 
ao reino do Faz-de-conta!

Sem comentários:

Enviar um comentário