Os colegas do JI de Maiorca, sala 1, querem partilhar convosco uma atividade muito enriquecedora que muito os valorizou e enriqueceu, pois ficaram a saber muuuuuiiiiitooo mais.
Foram eles que propuseram à professora Margarida o estudo dos planetas. O tema entusiasmou e contagiou toda a turma que de imediato puseram mãos à obra. Começaram por fazer um plano de pesquisa, o que sabiam e o que era preciso saber e depois passaram à pesquisa e procura de informação. Navegaram na Internet, leram livros, revistas , viram imagens, vídeos e até descobriram uma entrevista a um astronauta !
Depois da pesquisa e de muitas experiências identificaram todos os planetas e descobriram muitas coisas sobre cada um deles, pintaram-nos e fizeram do teto da sala um autêntico firmamento.
A animação não podia faltar, descobriram também a canção dos planetas e fizeram uma brilhante coreografia (estamos a falar de uma autêntica constelação!...) - Também tiveram tempo para escrever uma bonita história, com palavras soltas, começadas pela letra a...
Mas como pesquisar é como comer cerejas, vão umas atrás das outras, sem se dar conta, os meninos e as meninas ainda queriam saber mais coisas, tinham mesmo apetite de conhecimento!...
Para terminarem em beleza só precisavam mesmo de uma astrónoma a sério, ainda apensaram num astronauta, mas não havia nenhum disponível. Para resolver a situação pediram à BE-A que não precisou de ir à NASA para pedir um astrónomo, encontrou uma bem simpática e competente na EB 2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas- Ana Rita Inês, que prontamente se disponibilizou a ir prestar todos os esclarecimentos e levar mais alguns conhecimentos aos interessados.
Tudo foi preparado ao pormenor.
Primeiro fizemos a marcação no calendário que a BE-A levou e ainda houve tempo para histórias e para por em dia as novidades, a tabela dos pontos de bom comportamento e os autocolantes estiveram no top da discussão .
Agora só falta mesmo esperar pela astrónoma.
Será que ela vem , tal como prometeu e no dia assinalado no calendário ?
Vamos esperar para ver.
Sem comentários:
Enviar um comentário