Histórias para ouvir com atenção

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Planetas cometas e afins que giram no espaço e na nossa imaginação

 Olá , Pequenada !
 Os colegas do JI de Maiorca, sala 1, querem partilhar convosco uma atividade muito enriquecedora que muito os valorizou e enriqueceu, pois ficaram a saber muuuuuiiiiitooo mais.

Foram eles que propuseram à professora  Margarida o estudo dos planetas. O tema entusiasmou e contagiou toda a turma  que de imediato puseram mãos à obra. Começaram por fazer um plano de pesquisa, o que sabiam e o que era preciso  saber e depois passaram à pesquisa  e procura de  informação. Navegaram  na Internet, leram livros, revistas , viram imagens, vídeos e até descobriram uma entrevista a um astronauta !
 


 
 
Depois da pesquisa e de muitas experiências identificaram todos os planetas  e descobriram muitas coisas sobre cada um deles, pintaram-nos e fizeram do teto da sala um autêntico firmamento.
A animação não podia faltar, descobriram também a canção dos planetas e fizeram uma brilhante coreografia (estamos a falar de uma autêntica constelação!...) - Também tiveram tempo para escrever uma bonita  história, com palavras  soltas, começadas pela letra a...
 

 

 
Mas como pesquisar é como comer cerejas, vão umas atrás das outras, sem se dar conta, os  meninos  e as meninas ainda  queriam saber mais coisas, tinham mesmo apetite de conhecimento!...
Para terminarem em beleza só precisavam mesmo de uma astrónoma a sério, ainda apensaram num astronauta, mas não havia nenhum disponível. Para resolver a situação  pediram à BE-A  que não precisou de ir à NASA para pedir um astrónomo, encontrou uma bem simpática e competente na EB 2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas- Ana Rita Inês, que prontamente se disponibilizou a ir prestar todos os esclarecimentos e levar mais alguns conhecimentos aos interessados.
 Tudo foi preparado ao pormenor.
Primeiro fizemos a marcação  no calendário que a BE-A levou e ainda houve tempo para histórias e para por em dia as novidades,  a tabela dos pontos de bom comportamento e os autocolantes estiveram no top da discussão .





 Agora só falta mesmo esperar pela astrónoma.
 Será que ela vem , tal como prometeu e no dia assinalado no calendário ?
 Vamos esperar para ver.
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário