Histórias para ouvir com atenção

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Dia de S. Martinho no JI de Maiorca

Olá, Pequenada!
 Os vossos colegas do JI de Maiorca do JI de Maiorca também  cumpriram a tradição á qual juntaram muita imaginação e talento o Dia de S. Martinho.
O S. Martinho gostou tanto do que todos vós fizeram no respetivo JI, que esteve presente em todas as  vossas atividades disfarçado num enorme sorriso de sol e calor.
Vamos ver o que fizeram os meninos  e meninas do JI de Maiorca.



«Os meninos do JI de Maiorca viveram intensamente a tradição do S. Martinho.
Integrado no projeto” criartes” assistiram à lenda do S. Martinho, através de teatro de sombras.
Como este Jardim de Infância tem grandes talentos de palmo e meio, todos eles experimentaram e recontaram a lenda de S. Martinho através das sombras que fez as delicias dos companheiros.





Momentos como este não podem deixar de terminar com inesquecíveis sabores de Outono e por isso estava-lhes reservado um doce momento: marmelada fresca e deliciosa que saborearam no final. Mas a história não termina aqui, como falamos de artes contactaram com a arte das sombras, na sua história e origens e possibilidades, visualizando o trabalho de artistas a sério.
Tudo culminou na realização de um Magusto de forma tradicional onde não faltaram as agulhas e a fogueira



 graças à ajuda preciosa de todas as famílias às quais muito agradecemos.»

Dia de S. Martinho no JI de Cova da Serpe

Olá, Pequenada!
 Como decorreram as comemorações do S. Martinho. Já soube que todos se divertiram muito, que assaram bem as castanhas e que o solinho ajudou nas brincadeiras e na diversão.
Os meninos e meninas do JI de Cova da  Serpe também cumpriram a tradição e querem partilhar com os colegas o que fizeram.

«Para cumprir a tradição, os meninos e meninas do jardim-de-infância de Cova da Serpe comemoraram o Dia de São Martinho com a realização de um magusto, com a participação de pais, avós, tios e alguns amigos.
Com agulhas de pinheiro fizemos uma grande fogueira para assar as castanhas. E que quentinhas e boas estavam!


Com a colaboração dos nossos  pais/encarregados de educação, elaborámos originais e ecológicos “cavalinhos de pau”. 
A imaginação e a criatividade e a utilização de materiais  de desperdício reutilizáveis, teve rédea solta e o resultado final, não podia ser melhor.
Com eles, fizemos corridas de cavalos e animados e divertidos jogos. 


Foi um dia em cheio.
Brincámos, cantámos, dançámos, comemos castanhas e bebemos sumo e, enfarruscámos a cara com o “borralho” da fogueira».

terça-feira, 10 de novembro de 2015

A Terra Treme

 Olá, Pequenada!
Eu sei que  na 6ª feira, dia 6 de outubro, todos vós sabiam muito bem o que fazer em caso de sismo e até ensinaram os vossos pais. Os vossos colegas do JI de Santana também estavam preparadíssimos.
Querem saber o que eles  fizeram?
- Para além da exploração do PPT, comum  a todo o Agrupamento,



 ainda visionaram um  vídeo "Tinoni e Companhia", contaram algumas histórias, aprenderam uma canção e fizeram pesquisas.

 Com toda esta preparação e com todos estes conhecimentos adquiridos, na 6ªf participaram com muito cuidado e atenção no simulacro.




Para além de todo este trabalho de preparação ainda elaboraram um pequeno desdobrável, onde estão registados os procedimentos a ter em caso de sismo, que levaram para casa para partilhar com a família.

As atividades não ficaram por aqui,  a curiosidade, as questões vieram para ficar e só se foram embora, devagarinho, pois tinham vontade para ficarem por mais tempo, quando  viram resolvidas as suas interrogações. A apartir da atividade "A Terra Treme" quiseram saber o que está debaixo do solo e para o efeito elaboraram um cartaz a partir da história "O que está debaixo da cama"
Ufa! Tanto trabalho, tanta pesquisa, tanta aprendizagem ! Mas quem aprende por gosto, nunca se cansa.