Histórias para ouvir com atenção

sábado, 31 de janeiro de 2015

Entrega do prémio aos vencedores

 Olá, pequenada!


 Ainda  se lembram quem foram os vencedores do concurso de mobiles de Natal promovido pela BE-A?

Vejo que têm boa memória, um dos vencedores foi o JI de Ribas. Apurado o vencedor só faltava a entrega do prémio e foi isso mesmo que aconteceu. Os alunos da Educação Especial que o elegeram como vencedor, deslocaram-se pessoalmente ao JI de Ribas para  conhecerem os coleguinhas e entregarem o prémio, acompanhados pelas suas professoras,  Fernanda Seabra e Margarida Amaral e pela assitente operacional D.ª Ana Maria, mas é preciso dizer que, isso só foi possível graças  à colaboração da Junta de Freguesia de Moinhos da Gândara que disponibilizou o transporte.

A entrega do prémio resultou numa autêntica gala, quase melhor do que aquelas que vemos na televisão… Até tivemos uma pessoa muito importante a entregar o prémio! A educadora Margarida Matos, elemento da direção do nosso Agrupamento.

Não faltou, nesta festa, a alegria, o convívio, a troca de experiências, a partilha e a animação. Os convidados ofereceram, para além de uma fantástica medalha, igual à que se oferecem aos campeões, e de um diploma, para que ninguém duvide da vitória, um momento musical, e uma coregrafia que prepararam com a professora de Oficina de Artes, Margarida Amaral e que puseram toda a gente a dançar e a cantar.

A BE-A também acompanhou o grupo e levou livros e histórias para contar. O Cuquedo esteve em destaque. Alguém sabe quem é o Cuquedo? Não vou dizer aqui, mas posso ir ao vosso JI apresentar-vos esta personagem, é só pedirem…

Toda a cerimónia/atividade decorreu ao mais alto nível, sendo, por demais, evidente o entusiasmo, o empenho, e a atenção de todos. Uma plena articulação entre níveis de ensino diferentes, onde todos ficaram a ganhar.




terça-feira, 13 de janeiro de 2015

E o mobile vencedor foi?...

Olá, Pequenada!
Já foi apurado o móbile vencedor! Apesar de todos eles  estaram o máximo e merecedores do 1º prémio só um podia vencer.
 Os jurados foram os vossos colegas da Educação Especial. A votação foi renhida e a escolha muito difícil porque todos estavam muito bonitos.
À semi-final foram os mobiles do JI de Regateiros, Ferreira-a-Nova e Ribas. E os finalistas foram os mobiles do JI de Regateiros e do JI de Ribas, ambos com 15 pontos.
Parabéns  aos vencedores e a todos os participantes também eles vencedores.
Obrigada pela participação e pelo empenho e criatividade que demonstraram. Vocês sãos uns verdadeiros artistas, pois todos têm boas mestras e um bom mestre.









sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Um convite especial- Para começar bem 2015

 Olá, Pequenada!
Cá estamos para partilhar  a primeira  atividade de 2015.
Os meninos e meninas dos JI de Ferreira-a-Nova e de Ribas participaram na exposição den presépios dinamizada pela Biblioteca Municipal, e os trabalhos que apresentaram estavam muiiiiiiiiiiito giros ! Por essa razão foram convidados a ver a exposição e lá foram alegres e contentes, apesar do frio, de autoccarro, até à Biblioteca Municipal, no dia 8 de janeiro.



A BE-A como é uma pedinchona e uma invejosa também  quis que os meninos e as meninas  fossem à Escola Pintor Mário Augusto de Alhadas porque também lá tinhamos uma exposição de presépios e uma mega fixe exposição de mobiles, na BE-A, feita pelos meninos e meninas dos JI do nosso Agrupamento. O convite foi aceite, aqui chegaram e aqui foram recebidos e orientados pelos colegas do 7ºE, que assumiram muito bem o seu papel de anfitriões e levaram os meninos  e meninas a ver a exposição e não só...



Depois, foi a vez de subirem ao primeiro andar, conhecer a BE-A e ver outras exposições e claro os mobiles.
 Mas, antes, ainda passámos pela estante dos campeões. E se o Afonso fosse um campeão, teria escolhido esta taça. Que pinta, Afonso!


Para além de terem andado sempre com a cabeça no ar, ainda ouviram histórias de Natal, contadas  pelos colegas,Rui e Gonçalo e pela D.ª São que, deste modo, deixou muito orgulhosa a Bruna.




Também não ficámos por aqui...  e o autocarro à espera.... e o almoço a arrefecer... e as horas a passar... e as professoras a desesperar... 
Ainda fomos ver o Natal  na Rússia, a professora Alexandra Kravechenko que nasceu na Rússia, leu um poema  de Natal , disse como se chamava o Pai Natal, ninguém percebeu nada, claro! Ela falou em russo, mas todos se divertiram e tentaram até, e muito bem, dizer em russo, o nome do Pai Natal.  A professora Alexandra, também ofereceu  aos meninos e meninas umas bolachinhas russas, confecionadas com uma receita do seu país e serviu-as numa tacinha que também veio da Rússia. E houve ainda quem experimentasse um gorro bem quentinho, que também veio desse país, onde faz muito frio. Este menino foi o Bernardo que também se juntou ao grupo.



Depois a professora Carla Bento, dinamizadora do Clube de Geografia, localizou no mapa e no globo a Rússia,  a terra do Pai Natal- Lapónia e outros países países que também estavam representados , com histórias de Natal na  exposição.
 E também vimos um fato da Lapónia, trazido na mala do Pai Natal.




 E o tempo a passar... só mais um bocadinho.... e ainda fomos espreitar o baú do tesouro e tivemos uma grande surpresa!


Agora tinhamos mesmo que ir embora... o autocarro já nos estava a chamar, mas ainda houve tempo para as despedidas  e para a entrega de um miminho - O lápis da imaginação, da criatividade, do trabalho e da liberdade de expressão.
Não deixem que ninguém corte ou amarrote as ideias do vosso lápis.



DESCULPEM o atraso, mas VOLTEM SEMPRE!
A Natércia, a Dª. Aldina,  a tal que gostava de vos ter como netos e netas,  e os vossos colegas do 7º E gostaram muito de vos receber.