Histórias para ouvir com atenção

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

1º Congresso de bruxas, fadas, magos, gnomos e demais criaturas de outras dimensões

Olá, Pequenada!
Nem sabem o que perderam por não terem ido ao 1º Congresso de bruxas, fadas, magos, gnomos e demais criaturas de outras dimensões, foi um acontecimento do outro mundo e com muito MAGINAÇÃO!
Os vossos colegas do JI de Cova da Serpe  e de Ferreira-a-Nova podem confirmar o que estou a dizer. Eles participaram e vestiram-se a rigor; apostaram tudo nos sapatos que fizeram inveja a outras bruxas presentes, que  até ficaram com os olhos ainda mais vesgos de tanto olharem para elas. Estou até desconfiada que aquelas malvadas verrugosas lhes lançaram um feitiço. Constou-me que as vitímas se estavam a queixar com dores nos calos, já estamos a imaginar porquê.



 Estes foram os sapatos que as bruxas do JI de Cova da serpa levaram ao  Congresso:
 E como nesse dia estavam inspirados, misturaram no caldeirão os ingredientes certos, na dose adequada e serviram-nos  um petisco de comer e chorar por mais:
Era uma vez
Uma bruxa  catita
Tinha sapatos
com fivela e fita
Era artista
Tocava corneta
dançava sempre
com uma saia preta.
Tinha duas amigas
que eram ariscas,
deram-lhe umas meias
todas ás riscas.
Eram divertidas
e muito estarolas
pintaram-lhes os sapatos
todos às bolas.
O resto da bruxa
está por inventar
vamos lá meninos
pôr as varinhas a trabalhar.


 Estes foram os sapatos que vieram da diretamente da Fábrica de Sapatos Mágicos  de Ferreira-a-Nova. Parece que a laboração desta fábrica vai aumentar pois, já há muitas encomendas.
Preparem-se para trabalhar, mas não me parece tarefa difícil, magia e feitiços não vos faltam !




segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Olá, Pequenada!
Os meninas e as meninas do JI de Ferreira-a-Nova não se esqueceram do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares e mandaram uma mensageira muito especial , a bruxa Vitória, a tal que aparece sempre no fim das histórias, levar um miminho à BE-A.
O presente foi desembrulhado com muito carinho e emoção e lá de dentro sairam muitos beijinhos de todos os meninos e meninas e também da Isabel e da Lurdes.
A Vitória, que também é uma bruxa  muito simpática, deixou um recado  e lançou para o ar uns pozinhos de perlimpimpim e as palavras mágicas  " que voltes depressa ao nosso jardim!".
A BE-A ficou enfeitiçada e respondeu de imediato CLARO QUE SIM!
O dia das bibliotecas escolares é todos os dias... é quando os meninos quiserem, elas só existem porque vocês estão aí. Todos juntos fazemos a equipa.

OBRIGADA pelo presente, sabe tão  bem desembrulhar afetos!...



 Esta è a bruxa Vitória que levou o presente à BE-A - até ficou verde quando lá chegou e encontrou tantas amigas, que já não via desde do tempo em que andava na escola de feitiçaria.
Mas gostou do reencontro.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Os reis da fruta reinam no JI de Regateiros

Olá, Pequenada!
 Os vossos colegam do JI de Regateiros prepararam um banquete saudável, de fazer inveja a qualquer corte aristocrática, para comemorarem o Dia Mundial da Alimentação. E querem convidar-vos a participar nesta saborosa degustação.

«Os meninos do Jardim-de-infância de Regateiros no Dia Mundial da Alimentação foram os Reis da Fruta! Trouxeram de casa frutos diversos, identificaram-nos e falaram sobre as suas caraterísticas, texturas, formas, cores e cheiros. Fizeram uma coroa digna de reis, desenhando, pintando, picotando, recortando e colando frutos. E não resistiram à tentação de saborear os ditos frutos, mesmo os menos conhecidos (a manga e a papaia).
 
 
Além de terem colaborado na preparação, descasque e corte dos frutos aos bocadinhos, conseguiram ainda fazer umas coloridas espetadas “tutifruti “, que agradaram a todos.
 
 
De forma a incentivar todos os meninos a ingerirem fruta todos os dias, os Reis da Fruta concordaram em criar semanalmente, o Dia da Fruta na escola e nesse dia, o lanche da manhã vai ser sempre constituído por fruta variada, preparada e enviada pelos pais.
Desta forma, a sensibilização para o consumo diário de fruta chega também aos pais e encarregados de educação.»
 
 
 
 Estas espetadas estão muito saborosas. São servidos?
Sigam a nossa sugestão e façam as vossas espetadas com os frutos  que mais gostarem .
E que tal a proposta para trazerem regularmente para o lanche uma peça de fruta? Esta é mesmo de seguir
 

 
 
 

sábado, 18 de outubro de 2014

Os fantásticos meninos que comiam livros

Olá, Pequenada!
Sabiam que os vossos colegas do JI de Ferreira-a-Nova comiam livros? Não acreditam!Parece impossível, mas é verdade, verdadinha.
Sei que continuam na dúvida, mas eu vou provar que estou a dizer a verdade.
- Primeiro leram, com muita atenção, a história "O Incrível Rapaz que Comia Livros" e refletiram nas vantagens deste tipo de alimentação, mas também nas desvantagens. Afinal de contas, o Henrique, o menino que adorava comer livros, acabou por adoecer...
- Depois, como entretanto se estava a aproximar a comemoração do Dia Mundial da Alimentação- 16 de outubro- pegaram nesta ideia e resolveram escrever livros saudáveis. Começaram pela capa e contra capa, muito colorida e atrativa, como devem ser as capas dos livros, para chamarem a atenção dos leitores, depois  vieram as páginas, optaram por colocar no livros, paginas muito coloridas . O livro estava feito, só estava mesmo a faltar a história, isso foi o mais fácil... foi só fechar os olhos e  dar largas ao palato e à imaginação e cada menino e cada menina  saboreou uma história fantástica escrita pela sua fantasia.
Este livro especial  e muito saudável tinha como capa, pão wrap e folhas amarelas feitas de queijo, cor de rosa feitas de fiambre e folhas verdes e cor de laranja de alface e cenoura. Para escrever  usaram duas cores: o branco- feita com molho de  iogurte e para a capa o castanho, com um delicioso sabor a avelã.


Agoram já acreditam ?
 Concordam que os livros ajudam-nos a crescer?


Para  além desta iniciativa, que agradou a todos, estes comilões do saber e da alimentação saudável, ainda viram quados de um pintor chamado G. Archimboldo  que  fez uns quadros muito originais onde utilizou frutas e  legumes .

 Como são muito bons observadores, os meninos e meninas identificaram todos os legumes e frutas e depois quiseram experimentar...
Imitaram o Archimboldo e criaram o "Atchimmm bolo" que de certeza iria agradar ao autor  que serviu de inspiração a estas obras de arte. Estão aqui uns e umas verdadeiros(as) artistas. Não concordam comigo?


E deste modo, como muita originalidade e criatividade comemoraram o Dia da Alimentação, onde não faltou a leitura, a reflexão sobre hábitos saudáveis de alimentação e identificação de alimentos que devem integrar a alimentação saudável, com destaque para as frutas, os legumes e os lanches saudáveis.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Dois em Um

Olá , Pequenada !
Os meninos e meninas do JI de Santana estão a trabalhar a todo a vapor!
E prepararam-se muito bem para comemorar o Dia da Música  e o Dia do Idoso,  que se realizam no dia 1 de outubro.
Começaram por refletir sobre a evolução física e no proceso de crescimento. As pessoas vão crescendo  e à medida que isso acontece o corpo apresenta determinadas características, quando somos mais jovens corremos, saltamos, quando começamos a ficar mais velhos ficamos com menos forças e a andar mais devagarinho e até com ajuda, também a nossa pele, agora lisa, vai com o tempo ganhando rugas. Depois destas  e de outras reflexões  surgiu a ideia de ir visitar as pessoas idosos que estão no Lar de  Santana, todos concordaram, alguns meninos até lá têm pessoas de familia. Entretanto, também  se sugeriu levar um presente,  novamente a proposta foi aceite  e com muito entusiamo puseram mãos à obra e pintaram  uma tela bem bonita e colorida, que os idosos colocariam na sua sala e sempre que olhassem para ela se recordassem dos meninos e meninas do JI de  Santana que lha ofereceram e também de coisas agradáveis, como passeios de verão, idas à praia, brincadeiras de quando também eram pequeninos.


Esta etapa estava concluida  e bem concluida. Mas no dia 1 de outubro também se comemora o Dia da Música, como assinalar este dia tão importante? Vários dedos no ar mas a
mesma sugestão- Cantar uma canção.
Sugestão aceite por unanimidade. Passou-se à fase seguinte escolher e ensaiar uma canção bem alegre e em pouco tempo estavam todos afinadinhos.
Com uma tela tão bem pintada e com uma canção tão bem afinada lá foram  para o Lar de Idosos de Santana comemorar.

Um momento de afetos, de respeito e de partilhas, um enriquecedor encontro de gerações.

Relações interpessoais

Olá, Pequenada!
Os meninos  e meninas do JI de Santana têm andado em atividades da praxe, isto é, têm andado a dinamizar atividades para dar as boas vindas ao novos colegas, que chegaram este ano,  e  integrá-los no grupo, de modo  a que se sintam muito bem e com muito entusismo e vontade de fazer parte da equipa. Para que isso aconteça é preciso que todos se conheçam: quem somos, o que gostamos, o que não gostamos, as nossas qualidades, os nossos defeitos. Pois, só podemos aceitar e respeitar o outro se o conhecermos. Depois de muito refletirem sobre o relacionamento entre as pessoas, reproduziram o que aprenderam numa pintura muito esclarecedora  " A teia da Amizade" a provar  que a convivência é um emaranhado de relações, com muitas pessoas envolvidas e em que todas se devem dar bem e respeitar-se mutuamente, pois se  isso não acontecer, lá se parte um fio e a teia desmancha-se.