Histórias para ouvir com atenção

sábado, 7 de junho de 2014

Brincadeiras de outros tempos

 Olá, Pequenada !
 Há muitos anos atrás, no tempo dos meninos que agora já são velhinhos, nem todos  os meninos  e meninas iam à escola. Desde pequeninos começavam a trabalhar para ajudar os pais, por isso nem todos aprenderam a ler  e a escrever .
Sei que estão a pensar na vida difícil desses meninos e a querer perguntar se não tinham tempo para brincar . Para brincar arranjavam sempre um bocadinho, nem que fosse só ao domingo !  Se tinham brinquedos ?  Também querem saber , não é ? Tinham brinquedos mas eram quase todos feitos por eles,  faziam bolas e bonecas de trapos, carrinhos, arcos e muitos mais e  às vezes lá compravam um pião... e com quase nada divertiam-se muito,ao contrário dos meninos de hoje  que têm muitos brinquedos e nem sempre  lhes dão a devida atenção... e querem sempre mais...
 Sabem  a que propósito vem esta conversa toda ?
É que os meninos e meninas  do JI do Tromelgo foram  pesquisar o modo como se brincava nos tempos antigos, quando nem todos os meninos e meninas  tinham televisão ou computador, e descobriram muita coisa... entre elas o jogo das caricas. Quiseram experimentar e a  Paula deu-lhes a possibilidade de jogarem... e assim num autêntico campenato de carica festejaram o  Dia da Criança. Divertiram-se muito e concluiram que a televisão ou o computador não são imprescíndiveis .
Para jogarem quando lhes apetecer fizeram umas bolsinhas muito giras onde colocaram as caricas e as regras do jogo, ao contrário dos meninos de antigamente que traziam as caricas no bolso e as regras na memória, assim como assim só era preciso não sair da pista e chegar em primeiro lugar à meta, ainda que se tivesse que abalroar o adverário.


Os saquinhos ficaram muito BONITOS


 

Sem comentários:

Enviar um comentário