Olá, Pequenada !
Há muitos anos atrás, no tempo dos meninos que agora já são velhinhos, nem todos os meninos e meninas iam à escola. Desde pequeninos começavam a trabalhar para ajudar os pais, por isso nem todos aprenderam a ler e a escrever .
Sei que estão a pensar na vida difícil desses meninos e a querer perguntar se não tinham tempo para brincar . Para brincar arranjavam sempre um bocadinho, nem que fosse só ao domingo ! Se tinham brinquedos ? Também querem saber , não é ? Tinham brinquedos mas eram quase todos feitos por eles, faziam bolas e bonecas de trapos, carrinhos, arcos e muitos mais e às vezes lá compravam um pião... e com quase nada divertiam-se muito,ao contrário dos meninos de hoje que têm muitos brinquedos e nem sempre lhes dão a devida atenção... e querem sempre mais...
Sabem a que propósito vem esta conversa toda ?
É que os meninos e meninas do JI do Tromelgo foram pesquisar o modo como se brincava nos tempos antigos, quando nem todos os meninos e meninas tinham televisão ou computador, e descobriram muita coisa... entre elas o jogo das caricas. Quiseram experimentar e a Paula deu-lhes a possibilidade de jogarem... e assim num autêntico campenato de carica festejaram o Dia da Criança. Divertiram-se muito e concluiram que a televisão ou o computador não são imprescíndiveis .
Para jogarem quando lhes apetecer fizeram umas bolsinhas muito giras onde colocaram as caricas e as regras do jogo, ao contrário dos meninos de antigamente que traziam as caricas no bolso e as regras na memória, assim como assim só era preciso não sair da pista e chegar em primeiro lugar à meta, ainda que se tivesse que abalroar o adverário.
Os saquinhos ficaram muito BONITOS
Sem comentários:
Enviar um comentário