Histórias para ouvir com atenção

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Símbolos de ABRIL

Olá, Pequenada !
Os vossos colegas do JI de Maiorca responderam à proposta da BE-A para a comemoração dos 40 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974.
Foi proposto que executassem um símbolo da revolução.
Os meninos e meninas e meninas do JI de Maiorca, depois de estudarem e refletirem sobre o tema, aprenderam que a revolução recuperou a Liberdade que estava aprisionada há muitos anos, pelos homens que não deixavam as pessoas dizer/fazer o que queriam, pois quem os contrariasse era de imediato preso e torturado.
Também souberam que foram soldados corajosos quem ousou enfrentar aqueles que aprisionavam a liberdade, mas estes bravos guerreiros só queriam a paz para portugal e, apesar de terem armas, não dispararam, pois nem sempre a força vence, a palavra pode ser a melhor arma. Por isso, no cano das suas espingardas foram colocados cravos vermelhos.
As pessoas , agora  com a Liberdade à solta, vieram para a rua muito felizes e cantaram para demonstrar a sua alegria e para festejar a Liberdade
Depois de todas estas aprendizagem  concluiram que os símbolos da Revolução de 25 de  abril de 1974, podiam ser um pássaro/gaivota- que representa a liberdade, um cravo, que simboliza a paz, e a canção que toda a gente cantou  " uma gaivota voava, voava... como ela somos livres, somos livres de voar" .
De seguida puseram mãos à obra e executaram um móbil em forma de gaivota, onde não faltou, nem o cravo, nem a letra da canção. 



E com muita pena, despediram-se da sua gaivota que veio  a voar até  à EB2/3 Pintor Mário Augusto de  Alhadas,  onde ficou exposta e a esvoaçar, num lugar de destaque, o átrio da escola, para poder ser admirada por toda a gente.

PARABÉNS pelo vosso trabalho  e dos vossos professores :José e Margarida Matos, que tão bem vos souberam transmitir os ensinamentos .
Parabéns, também, pelas vozes afinadas que cantaram alto e bom som a canção da gaivota.
E que possamos continuar  a ser livres como a gaivota e que a liberdade seja também sinónimo de responsabilidade, de direitos e deveres, de respeito, de compreensão, de igualdade, fraternidade, justiça e de oportunidades  para todos.Para que todos nós possamos ser felizes aqui, no nosso querido Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário