Histórias para ouvir com atenção

sábado, 20 de dezembro de 2014

Um Natal com muita paz…é fixe!

Olá, Pequenada!
Os vossos colegas do JI de Cova da  Serpe estão muito orgulhosos da colaboração que os seus pais/encarregados de educação deram à exposição "Pombas da Paz" e querem partilhar o resultado final.
 A exposição está integrada no mini projeto “Um Natal com muita paz…é fixe!” realizado no âmbito do projeto “Crescer é Fixe!” integrado nas vivências do Natal. As “Pombas da Paz” elaboradas em família, resultaram em verdadeiras Pombas Ecológicas pela originalidade e diversidade de técnicas e materiais naturais e de desperdício utilizados na sua realização.
Os autores estão de parabéns, os trabalhos estão deveras originais, revelando, para além da criatividade e técnica, entusiasmo empenho e muito afeto. Está provado quando a escola e a família se envolvem no mesmo projeto todos ficam  aganhar, em especial as crianças.
Obrigada pela colaboração! 

Apanhados a ler

Olá, Pequenada!
Houve mais alguém apanhado a ler, desta vez foi a Letícia, do JI de Cova da Serpe, nos ensaios da festa de Natal.

 E em plena festa de Natal muitos foram apanhados a ler uma carta que alguém escreveu ao Pai Natal, o que diria a carta,não é preciso muita imaginação para se adivinhar o que lá estava escrito.
Como foi uma mensagem tão sentida  e sincera de certeza que o Pai  Natal vai cumprir o desejo.




quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Boas Festas

Olá, Pequenada!
A BE-A  deseja a todos os meninos e meninas, educadoras e educador José, assitentes operacionais, encarregados de educação e familiares dos JI do AEFN um FELIZ NATAL e um 2015 REPLETO DE COISAS BOAS.
A BE-A também agradece  todo o carinho que têm manifestado e sobretudo o grande envolvimento nas atividades dinamizadas .
Somos uma EQUIPA e assim deveremos continuar. OBRIGADA por tudo.
 BOAS FESTAS!

domingo, 14 de dezembro de 2014

Apanhados a ler

Olá, Pequenada!
Os meninos e meninas do JI de Santana gostam muito de ler.
Não importa como, não importa onde, não importa o quê ... são leitores, têm os seus direitos ...


 Ler ajuda-me a fazer amigos

 Sente-se

 Aquece-me

 Faz-me voar

É Colorido

faz-me viajar

Aconchega-me

Ajuda-me a aprender

Desperta-me a curiosidade

LER É GRANDE!!!!!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O Natal continua a rodopiar na BE-A

 Olá,  Pequenada !
A BE-A  continua cada  vez mais  bonita  e os responsáveis, são  vocês, que têm enviado mobiles muitoooo bonitos e originais.
 Desta vez  vieram os bonecos de  neve do JI de Ferreira -a- Nova.
 

 
E os Pais  Natais do Tromelgo.
 

 
 
 Só faltava iluminar  o caminho do trenó do Pai Natal, dessa tarefa se incumbiram os meninos e meninas do JI de Ribas  que enviaram as estrelinhas cintilantes e os sininhos.
 
 
 
 Com tanta variedade, continuamos de cabeça  no ar  e com muito GOSTO!

 

m muito gosto!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Por aqui andamos todos de cabeça no ar

Olá, Pequenada!
Por aqui, andamos todos de cabeça  no ar, ou melhor, a olhar para o ar  e de boca aberta, sim de boca aberta, tantos são os Ahhhhhhhhhhh! que se ouvem.
Desta vez, chegaram os mobiles do JI de  Regateiros, feitos pelos pais e pelas mães dos meninos e meninas deste JI. Estão um espanto ! Os encarregados de educação esmeraram-se na criatividade, na confeção e na reutilização. estão de parabéns. Os mobiles estão a fazer sucesso.
Vamos vê-los ?




 Do JI de Maiorca vieram a voar, em nuvens bem fofinhas , uns anjinhos muito vaporosos , que mais parecem feitos em algodão doce.
Não estão bonitos? Os seus criadores estão de parabéns e devem ficar muito orgulhosos com a sua criação. 
Eu não disse que por todos os JI do nosso agrupamentos há mestres de excelência? Já estou como o outro «Eu não tenho dúvidas e raramente me engano".


Reparem como o professor Zé  está contente com o seu trabalho!


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Alhadinhas -1º período- ano letivo 2014/2015

Olá, Pequenada!
 Vamos folhear o Alhadinhas para  recordarmos os trabalhos  que fomos fazendo ao longo do período?

O Natal anda no ar



Olá, Pequenada!
Querem saber as últimas novidades?
Quem conhece esta canção?:
Olhei para o céu estava estrelado, vi o  Deus Menino em palhas deitado…
 Até podem cantar um bocadinho...

Na BE-A também olhámos para o céu e o que vimos? Muitos anjinhos, a anunciar o Natal e a apontar para os livros que têm que sair das estantes…
-Quem fez?-Quem trouxe?
Foram as primeiras perguntas  que se fizeram quando os mais curiosos olharam para o teto, como foi o caso da Bia que esteve a segurar o escadote enquanto a Natércia se encarrapitava  nele para pendurar os anjinhos e dar vida a um fantástico mobile.



Resposta:- Foram uns meninos e meninas muito engenhosos (as) do JI de Cova da Serpe que têm uma mestra ao mais alto nível de eficiência (Eu sei que vocês já estão a dizer: é como a nossa, é verdade. Todos os meninos e menina são uns/umas sortudos(as)… têm as melhores educadoras do mundo)
Comentário final e generalizado:- “Estão tão giros!”



Estejam atentos, venham espreitar o blogue mais vezes, pois, esperam-se mais mobiles para decorar a BE-A.

Ele está a chegar, ele está a chegar e as suas renas também

Olá, Pequenada!
Ele está a chegar, ele está a chegar  e as suas renas também! E os meninos e  meninas do JI de Ferreira-a-Nova  já então em plena laboração e em plena azáfama para o receber, como manda  a tradição.
Quem é ele, quem é ele ? O Pai Natal , pois então!
 Então, o que é que já fizeram?
-Já escreveram uma grande carta ao Pai Natal. Apesar de às vezes, só  às vezes, se portarem menos bem, o Pai  Natal desculpa e não se vai esquecer do presente...foi a promessa  que fez à BE-A, que, por sua vez, afirmou que vocês são todos bons meninos e meninas  e prometeu que se vão comportar muito bem, mas  teve o cuidado de lhe pedir mais um favorzinho, desculpar os meninos e meninas que se esquecem, mas só  às vezes  e muito raramente, da promessa , pois o prometido é devido.
 
 
- Também já fizeram um presépio muito bonito para exporem na Biblioteca Municipal, de certeza que vai chamar a atenção e granjear muitos elogios, bem merecidos , dos visitantes.
 
 
 
e outros , igualmente  originais e personalizados para decorar a sala de aula que vão fazer companhia aos anjinhos marotos, vá se lá saber porquê?
 
 
 
 
 
Mas não pensem que o trabalho ficou por aqui, não têm mãos a medir , nem pernas para descansar!
Têm um teatro para ensaiar, umas danças para coreografar e umas canções para aprender.
Resumindo e concluindo, não têm mesmo tempo a perder.
A BE-A fica à espera  do presente, prometeram, está prometido.
 
 

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Dia das Bruxas no JI de Cova da Serpe

Olá, Pequenada!
 Os vossos colegas do JI de Cova da Serpe   também comemoram  o Dia das Bruxas com muita feitiçaria: brincaram, desfilaram e aprenderam muito.
Eles vão contar o que fizeram:

«Docinho ou travessura?
O que não faltou no passado dia 31 de outubro foram bruxas, fantasmas e outos monstros assustadores à solta que percorreram e assombraram as ruas da Cova da Serpe. Munidos das nossas fantasias aterradoras, poções e poderes mágicos fomos para a rua meter medo ao “medo”, pregar sustos e cantar os “Bolinhos e Bolinhós”.
 
 
Foi tempo de aprender brincando…encarámos e falámos dos nossos medos (monstros que são maus para os meninos que se portam mal, bruxas assustadoras que voam montadas nas suas vassouras mágicas, fantasmas e vampiros…). Aprendemos canções, lengalengas e ouvimos histórias de arrepiar… inventámos feitiços, poções e palavras mágicas…brincámos com o som das palavras (a rimar) …divertimo-nos! Dançámos com Bruxas e fizemos jogos: treinámos a atenção, o equilíbrio, a velocidade, a força e a pontaria. Contámos e comparámos quantidades…ganhámos e perdemos mas, todos aprendemos qualquer coisa. E ainda criámos cenários muito assustadores com desenhos, pinturas, colagens e composições.
 
 
 
 Contámos com a colaboração e participação dos nossos pais na confeção de “Chapéus de Bruxa” muito ecológicos, para a exposição que realizámos no nosso jardim de infância».
 
Foi mesmo um programa com muita MAGINAÇÃO