Histórias para ouvir com atenção

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Dia dos Oceanos

Olá, Pequenada!
 Sabiam que...
O Dia dos Oceanos comemora-se no dia 8 de junho, por decisão das Nações Unidas, em 2008, contudo esta celebração teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992.
Esta comemoração justifica-se, tendo em conta a importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera.
Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra constituem um vasto habitat de plantas e animais, fornecem recursos energéticos e alimentares aos seres humanos, apresentando-se também como destacado meio de lazer.
 Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

 Claro que sabiam ! Por isso mesmo...

Os meninos do JI comemoraram a data que este ano tinha como tema “Juntos temos o Poder para Proteger os Oceanos" e fizeram bonitos cartazes que integraram uma exposição que, esteve patente na escola EB2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas, onde pôde ser apreciada pelos colegas mais velhos.
 Os meninos representaram muito bem o habitat do fundo do mar, ( JI de Santana, JI de Cova da Serpe, JI de Camarção e JI de Ribas)  não esqueceram o apelo  à proteção das  espécies, nomeadamente das baleias, (JI de Regateiros, JI Tromelgo) os recursos  fornecidos pelos oceanos, nomeadamente a pesca e também se lembraram  do lazer,  e uma coisa importante que também fizeram questão de referir : a poluição, pois, é necessário proteger o oceano e manter as águas limpas, para que toda a vida marítima seja mais saudável. (JI de  Maiorca e Ferreira-a-Nova)

  NOTA - A BE-A promete, oportunamente,  mostrar as fotografias da exposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário