Histórias para ouvir com atenção

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O prometido é devido

 Olá, Pequenada !
 O que é prometido é devido, cá vão as fotos da exposição do "Dia dos Oceanos "
 Parabéns aos artistas, pela criatividade e pela consciência ambiental.




















Bibliotecas de Mãos Dadas


Olá, Pequenada !
O  projeto "Bibliotecas de Mãos  Dadas" realizado em articulação com a Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, não podia ter terminado da  melhor forma !
No dia 19 de junho vieram à BE-A osmeninos do JI de Camarção  e de Pedros. Tal com os anteriores colegas foram presenteados com uma peça de fruta, que integrou o lanche saudável, desta vez foi um saboroso morango!

Depois da degustação seguiu-se  a visita guiada à Exposição "O Dia dos Oceanos", realizada pelos meninos dos vários JI.


E, finalmente foi a vez da visita à BE-A e de mais uma "Hora do Conto", desta vez apareceu o Zbiriguidófilo, uma criatura  que veio da Polinésia (clandestino) e com hábitos estranhos, gosta de tomar banho com molho d etomato e pó de talco e de se limpar  a folhas de papel quadriculado. Para além disso tem várias cores que alternam quando está ao sol.

No final todos foram presenteados com uma recordação da sua passagem pela BE-A.





quinta-feira, 20 de junho de 2013

Dia dos Oceanos

Olá, Pequenada!
 Sabiam que...
O Dia dos Oceanos comemora-se no dia 8 de junho, por decisão das Nações Unidas, em 2008, contudo esta celebração teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992.
Esta comemoração justifica-se, tendo em conta a importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera.
Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra constituem um vasto habitat de plantas e animais, fornecem recursos energéticos e alimentares aos seres humanos, apresentando-se também como destacado meio de lazer.
 Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

 Claro que sabiam ! Por isso mesmo...

Os meninos do JI comemoraram a data que este ano tinha como tema “Juntos temos o Poder para Proteger os Oceanos" e fizeram bonitos cartazes que integraram uma exposição que, esteve patente na escola EB2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas, onde pôde ser apreciada pelos colegas mais velhos.
 Os meninos representaram muito bem o habitat do fundo do mar, ( JI de Santana, JI de Cova da Serpe, JI de Camarção e JI de Ribas)  não esqueceram o apelo  à proteção das  espécies, nomeadamente das baleias, (JI de Regateiros, JI Tromelgo) os recursos  fornecidos pelos oceanos, nomeadamente a pesca e também se lembraram  do lazer,  e uma coisa importante que também fizeram questão de referir : a poluição, pois, é necessário proteger o oceano e manter as águas limpas, para que toda a vida marítima seja mais saudável. (JI de  Maiorca e Ferreira-a-Nova)

  NOTA - A BE-A promete, oportunamente,  mostrar as fotografias da exposição.

terça-feira, 18 de junho de 2013

A floresta mágica

Olá , Pequenada !
 Quem disse que só em dezembro se contam histórias de Natal?
O leitor tem o direito de ler as histórias que quiser, quando quiser e onde quiser e ninguém tem nada com isso! Ora, foi o que a BE-A pensou, porque não recordar uma bonita história de  Natal , ilustrada com primor pelos  meninos do JI de Ribas.
Vamos então recordar esta história que os meninos de Ribas querem partilhar com os colegas.
Pois, o pai natal pode aparecer em qualquer altura, é lembrar-se de fazer uma ronda para verificar quem  são os meninos e  meninas que se andam a portar bem!


quinta-feira, 6 de junho de 2013

A Biblioteca vai ai ao Jardim de Infância

Olá , Pequenada!
 Integrada no projeto a Biblioteca vai ao Jardim de Infância, uma vez mais, a BE-A foi ao JI de Santana.
Começou por por a conversa em dia e ficou muito satisfeita por que os  meninos ainda se lembravam da alimentação do rei, tema da última  visita e por terem dito que se tinham portado bem,reparem nos dedos no ar !
Depois veio o médico do mar para contar  a sua  história e, como no seu submarino percorre o fundo do mar para consultar os animais doentes, e para todos tem uma solução.

O cavalo marinho foi um dos animais  que foi  à consulta , estava com problemas de visão, tropeçava em todo o lado. O médico do mar  tinha a solução !  Uns óculos. O problema ficou resolvido!
Outros animais apareceram : Um polvo magoado nos tentáculos, um tubarão com dores de dentes e uma baleia deprimida  e todos ficaram satisfeitos com as decisões tomadas pelo médico.
No final do dia de consulta, quando o médico se preparava para  regressar teve uma avaria no submarino e estava com dificuldade em regressar à superfície, mas com a ajuda dos seus amigos do fundo do mar , tudo acabou  bem.
Esta história foi escrita por Leo Timmers, um  escritor  belga  e todos ficaram a saber onde fica a Bélgica, o país, onde vive.
No final da história ainda houve tempo para um divertido casamento entre  reis e rainhas...
 Foi uma tarde bem  passada repleta de diversão e de aprendizagem.
Com um belo ramo de  flores a atividade não podia ter acabado de melhor forma. Obrigada a todos.