Histórias para ouvir com atenção

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dia Mundial da Ciência


O Dia Nacional da Cultura Cientifica não passou despercebido às crianças do jardim de infância da Cova da Serpe ou não fossem eles verdadeiras “Cientistas de Palmo e Meio “.
No dia 21 de novembro as crianças do jardim de infância da Cova da Serpe receberam os amigos da turma do 1º ano das EB1 de Quiaios e a professora Ana Isabel com o propósito de comemorarem, em efetiva colaboração, o Dia Nacional da Cultura Cientifica. O dia começou com a chegada e receção das crianças da turma do 1º ano da escola de Quiaios, seguida de uma breve apresentação dos grupos e visita guiada ao jardim de infância. Posteriormente realizou-se um lanche conjunto no qual não faltaram o apetite, o convívio, o diálogo e muita alegria.
Repostas as energias e movidas pela curiosidade e desejo de experimentar as crianças preparavam-se para entrar no mundo da Ciência vestindo a pele de “Cientistas de Palmo e Meio” quando foram inesperadamente surpreendidas com a visita da professora Parassalsa. A professora Parassalsa apresentou-se como a maior cientista do mundo, rica e famosa, autora de grandes eventos como: a bananamática; o telefone-com-cheiro; o coçador de orelhas, as pastilhas que fazem as professoras ficarem com a voz fininha ou simplesmente pequenos “aparelhos” para fazer bolas de sabão gigantes que todos quiseram ver e experimentar…
Movida pelo entusiasmo e curiosidade das crianças a famosa professora montou um pequeno laboratório cheio de aparelhos “esquisitos” que serviu de palco e funcionou como um espaço privilegiado para a realização de pequenas experiências que envolveram a participação ativa das crianças. A reação e participação das crianças não passou despercebidas à famosa cientista que muito cuidadosamente lhes explicou que os fenómenos observados, não são resultado de uma qualquer “magia” mas que há uma explicação (racional) científica para cada um dos fenómenos observados.
A manhã passou num ápice e até a professora Parassalsa se descuidou com as horas e já saiu atrasada para ir apanhar o autocarro que a ia levar ao congresso de cientistas onde iria participar. Antes de se despedir, a professora deixou-nos ficar um livro “As poções secretas da Professora Parassalsa” para lermos com a Lúcia e posteriormente partilhar com os colegas da escola de Quiaios. Também nos prometeu que voltaria a visitar-nos para nos conhecer melhor e fazer mais experiências connosco. Nós gostámos da ideia. Ficamos à espera de uma nova visita da famosa professora Parassalsa.
As atividades desenvolvidas surgiram no âmbito do Projeto de Articulação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e contaram com a colaboração da equipa da BE-A


Sem comentários:

Enviar um comentário