Histórias para ouvir com atenção

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

As experiências da professora Parasalsa no JI de Cova da Serpe

Olá, Pequenada!
 A professora Parassalsa ficou muito contente com o desempenho do seu pequeno grande público.
Ela tem razão quando diz que só perde tempo com pessoas especiais e importantes, como ela.Porque só os interessados e os que gostam de ler e  aprender poderão tornar-se grandes SÁBIOS.


Reparem  como os meninos do JI da Cova da Serpe  registaram as experiência  com a professora Parassalsa !

Dia Mundial da Ciência


O Dia Nacional da Cultura Cientifica não passou despercebido às crianças do jardim de infância da Cova da Serpe ou não fossem eles verdadeiras “Cientistas de Palmo e Meio “.
No dia 21 de novembro as crianças do jardim de infância da Cova da Serpe receberam os amigos da turma do 1º ano das EB1 de Quiaios e a professora Ana Isabel com o propósito de comemorarem, em efetiva colaboração, o Dia Nacional da Cultura Cientifica. O dia começou com a chegada e receção das crianças da turma do 1º ano da escola de Quiaios, seguida de uma breve apresentação dos grupos e visita guiada ao jardim de infância. Posteriormente realizou-se um lanche conjunto no qual não faltaram o apetite, o convívio, o diálogo e muita alegria.
Repostas as energias e movidas pela curiosidade e desejo de experimentar as crianças preparavam-se para entrar no mundo da Ciência vestindo a pele de “Cientistas de Palmo e Meio” quando foram inesperadamente surpreendidas com a visita da professora Parassalsa. A professora Parassalsa apresentou-se como a maior cientista do mundo, rica e famosa, autora de grandes eventos como: a bananamática; o telefone-com-cheiro; o coçador de orelhas, as pastilhas que fazem as professoras ficarem com a voz fininha ou simplesmente pequenos “aparelhos” para fazer bolas de sabão gigantes que todos quiseram ver e experimentar…
Movida pelo entusiasmo e curiosidade das crianças a famosa professora montou um pequeno laboratório cheio de aparelhos “esquisitos” que serviu de palco e funcionou como um espaço privilegiado para a realização de pequenas experiências que envolveram a participação ativa das crianças. A reação e participação das crianças não passou despercebidas à famosa cientista que muito cuidadosamente lhes explicou que os fenómenos observados, não são resultado de uma qualquer “magia” mas que há uma explicação (racional) científica para cada um dos fenómenos observados.
A manhã passou num ápice e até a professora Parassalsa se descuidou com as horas e já saiu atrasada para ir apanhar o autocarro que a ia levar ao congresso de cientistas onde iria participar. Antes de se despedir, a professora deixou-nos ficar um livro “As poções secretas da Professora Parassalsa” para lermos com a Lúcia e posteriormente partilhar com os colegas da escola de Quiaios. Também nos prometeu que voltaria a visitar-nos para nos conhecer melhor e fazer mais experiências connosco. Nós gostámos da ideia. Ficamos à espera de uma nova visita da famosa professora Parassalsa.
As atividades desenvolvidas surgiram no âmbito do Projeto de Articulação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e contaram com a colaboração da equipa da BE-A


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fico feliz quando ajudo









Os meninos do JI de Regateiros, também, aderiram à iniciativa solidária do Dia Nacional do Pijama, promovida pela Associação Mundos de Vida. Durante uma semana envolveram-se em várias actividades abarcando as diversas áreas dos conteúdos programáticos:
 Os momentos de leitura foram privilegiados com destaque para obras: A minha família é Linda, Todos de Pijama, Noite e Dia e Papá, por favor apanha-me a Lua. A leitura foi pretexto para a reflexão e descoberta, ficaram a saber que todas as crianças têm direito a crescer numa família e que a lua tendo a forma de uma bola de futebol, nem sempre a vimos assim quando olhamos para o céu. À noite quando está iluminada pelo Sol, umas vezes observamo-la sob a forma de um círculo, outras vezes como a letra da Carolina (c) e outras vezes como a letra do Diogo (D). A leitura foi ainda complementada com actividades de expressão gráfica e plástica, que integraram a representação d a família e a execução do móbile do dia e do móbile da noite, com muitos sóis e muitas luas a brilhar no firmamento da imaginação da pequenada.
 O “O meu pijama tem superpoderes”, foi outra iniciativa implementada ao longo da semana, cada criança idealizou o seu pijama especial, através de um trabalho de expressão plástica;
A vertente solidária desta iniciativa não foi esquecida estando associada á atividade “Fico feliz quando ajudo…”todas crianças levaram a sua casinha, enviada pela Associação Mundos de Vida e recolheram junto dos seus familiares donativos para ajudar as crianças que não têm família. Finalmente as crianças identificaram situações em que gostam de ajudar os outros e fizeram o respetivo registo gráfico.
O Dia do Pijama foi vivido como muita intensidade, todos vestiram os seus pijamas e trouxeram os seus peluches, companheiros de sono. O dia começou com a entrega das caixinhas dos donativos. A indumentária especial, suscitou a curiosidade de todos, não imaginando que um simples pijama pudesse ser tão bonito e atractivo. Houve ainda lugar para dois jogos: um jogo motor, com os seus peluches, acompanhado com música e um jogo de expressão corporal. Em suma, uma semana que culminou num dia repleto de diversão, criatividade e solidariedade
De salientar a colaboração que os pais tiveram nesta iniciativa, que permitiu ao Jardim-de-infância angariar uma oferta coletiva bastante significativa. De realçar, também  o aspeto pedagógico da iniciativa e  a mensagem transmitida às crianças, que somos mais felizes quando ajudamos os outros.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Visita ao castelo de Montemor-o-Velho

Na sequência da actividade “TOP 10 dos mais belos castelos de Portugal”, o Clube do Património, em articulação da BE-A organizou uma visita de estudo ao castelo de Montemor-o-Velho. Em transporte cedido pela autarquia, os alunos inscritos no Clube do Património, alunos do 5º A, alunos do Ensino Especial e crianças do JI de Cova da Serpe , mais directamente envolvidos
na comemoração, deslocaram-se ao local, tendo oportunidade de viajar no tempo conduzidos por uma guia que os levou aos tempos medievais onde a lenda e a história se misturam. Pela aprendizagem e pelo convívio, entre diferentes níveis de ensino ,a manhã foi bastante enriquecedora. A descoberta do património local será, com certeza, uma experiência a repetir.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dia Nacional do Pijama

Olá, Pequenada! Sabem que no dia 20 de novembro se comemora o Dia Nacional do Pijama? Os meninos do JI de Cova da Serpe sabem e vão explicar em que consiste a comemoração e como eles festejaram este dia Comemoração do Dia Nacional do Pijama “O Dia Nacional do Pijama é um dia solidário feito por crianças que ajudam outras crianças. Neste dia, as crianças até aos 6 anos, nas escolas e instituições de todo o país que aderirem, vêm de casa vestidas de pijama e passam assim o dia, em atividades divertidas, até regressarem a casa.” Os meninos e meninas do jardim de infância da Cova da Serpe aderiram à iniciativa da Mundos de Vida (associação para a educação e solidariedade) e comemoraram hoje o Dia Nacional do Pijama com o propósito de lembrar a todos que “Uma criança tem o direito de crescer numa família”. Com este propósito, vieram hoje para o jardim de infância vestidas de pijama e trouxeram consigo alguns objetos muito especiais, almofadas e peluches e a casinha dos pijamas, com os donativos recolhidos junto de familiares e amigos e que irão ajudar outras crianças. Para além da componente solidária, o dia compreendeu o desenvolvimento de diversas atividades educativas e lúdicas que transformaram este dia, num dia muito divertido e muito especial: Brincámos, desfilámos no tapete e exibimos os nossos pijamas; apresentámos e contámos as histórias das nossas almofadas aos colegas; fizemos jogos de palavras; ouvimos e aprendemos canções; ouvimos histórias com a cabeça na almofada; dançámos; fizemos atividades de expressão motora e tivemos direito a um lanche muito especial, “Chocolate quente e scones com manteiga e compota de morango”. A equipa da BE-A também não ficou indiferente a esta iniciativa e surpreendeu-nos com a visita surpresa da “Dorminhoca”, uma personagem muito engraçada que apareceu vestida de pijama. A Dorminhoca brincou connosco, ensinou-nos canções e contou uma história que falava de um grande cientista e do seu filho Artur. Gostámos! No final do dia e à luz do candeeiro, avaliámos e refletimos sobre as atividades realizadas e concluímos que as nossas preferidas foram os jogos das estátuas das almofadas e as corridas das barrigas e costas coladas. O dia foi diferente e divertido mas também cheio de novas aprendizagens. Queremos agradecer aos nossos pais a preciosa colaboração na recolha de donativos para ajudar outras crianças e a participação na preparação de materiais necessários ao desenvolvimento das atividades propostas (almofadas; canecas e confeção de scones para o lanche).

Dia da Tolerância -16 de novembro

Olá, Pequenada! Os meninos do JI de Santana refletiram sobre os valores da tolerância e chegaram a conclusões que deixaram expressas num compromisso para nunca mais se esquecerem sobre o modo correto de se comportarem e atuarem para com os outros.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pretexto

Olá, Pequenada!


Nestes amenos dias de Outono, os meninos do Jardim de infância de Regateiros, descobriram uns misteriosos ouriços, numa árvore do jardim. Tocaram-lhes com as  mãos e sentiram a dor das picadelas dos espinhos. Então, decidiram pisá-los com os seus pés. Conseguiram abri-los e descobrir o tesouro que estava naquelas estranhas caixas: castanhas, muitas castanhas! Assim, durante uma semana os ouriços e as castanhas foram a motivação para algumas atividades que foram sendo realizadas: 
-descobriram palavras que se iniciam com a letra c, como castanha e fizeram o seu registo num cartaz;
-ouviram histórias sobre ouriços-cacheiros, (que picam como os ouriços do castanheiro);
- fizeram uns belos exemplares desta espécie com colagens de palitos;
e como cientistas de palmo e meio que são, curiosos como não há, quiseram saber se existiriam mais animais com espinhos no seu corpo.Com alguma ajuda, pesquisaram na internet, e registaram o resultado num cartaz.
 As atividades não podiam terminar da melhor forma, no final da semana, convidaram os seus pais e familiares para a realização do tradicional magusto, onde comeram as castanhas assadas e não só!...



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mais bruxinhas

Olá, Pequenada!
Eu sabia que vocês ainda  gostavam de ver mais bruxinhas !
Os meninos do JI de Santana adivinharam o  vosso desejo e como tinham lá tantas, feitas pelos papás e mamãs, que se envolveram, ativa e entusiasticamente,. na comemoração do Dia das Bruxas,  realizaram o vosso desejo. 
Aqui vão mais bruxinhas, horrorosamente espetaculares !


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Passeio do outro mundo

 Olá, pequenada!
Os meninos do JI de Maiorca também comemoram o Dia das Bruxas de uma forma bastante original e divertida.
Acreditam que os malandrecos disfarçaram-se de tudo o quanto era mau e assustador: bruxas, esqueletos, vampiros , fantasmas, diabos e até um gorilão medonho ajudou  à festa, e vieram para a rua amedrontar os mais desprevenidos e também passaram pelo  Centro Social de S. Salvador, mas do que eles não estavam à espera era de serem tão bem recebidos, acreditam que estes monstrinhos horrorosos receberam  guloseimas pelas suas travessuras, vamos lá saber porquê!
A diversão  contou também  com a presença dos colegas do 1º CEB e como não podia deixar de ser, com a  colaboração dos pais que se aprimoraram  no disfarce dos seus monstrinhos.

 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ai que medo!...

Olá, Pequenada!
Os meninos do JI de Santana comemoraram o Dia das Bruxas  com muita  criatividade.
Os encarregados de educação envolveram-se na atividade e conceberam umas bruxinhas  que, tinham tanto de simpático como de assustador e , como amigos que são do Ambiente  tiveram o cuidado de reutilizar materiais. O resultado foi surpreendentemente, melhor dizendo, do outro mundo!
As bruxinhas eram tantas, e cada uma com o seu estilo, que acabaram numa exposição para  que todos as pudessem admirar.  Foi isso mesmo que aconteceu, a exposição foi um sucesso, os visitantes foram muitos ,incluindo os encarregados de educação  e familiares dos meninos e os colegas da Escola EB1 de Santana.

 Querem ver o resultado ?
 Não se assustem !