Histórias para ouvir com atenção

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mais um exemplo de eco natal

Olá Pequenada !
Os meninos do JI de Pedros, tal como os seus colegas, estão muito empenhados e entusiasmados com os preparativos do Natal. Também eles estão preocupados com a proteção do Ambiente e por isso recorreram à reutilização de materiais e produziram bonitos enfeites de Natal. Afinal só é preciso te
r imaginação para fazermos do lixo, luxo.
Para além das coroas do advento também fizeram uma árvore de Natal que decoraram com motivos alusivos à paz.
Estás nas nossas MÃOS construirmos um mundo melhor.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pensar Natal

Olá Pequenada !
Também os meninos e meninas do JI de Santana - sala 2, conversaram sobre o Natal e deixaram a sua opinião sobre o significa
do, para eles, do Natal.
Vejamos as suas opiniões

Pensar Natal

Olá Pequenada!
Os meninos do JI de Santana- sala1, pararam por uns instantes os preparativos de Natal e disseram como gostariam de passar o Natal (os presentes virão por acréscimo, pois há coisas muiiiiiiiiiiiito mais importantes que as prendas).
Vamos ver os os seus desejos.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mais um Natal ecológico

Olá Pequenada !
-O Pai Natal está muito contente convosco!
- Querem saber porquê?
Os meninos e meninas do JI de Ferreira-a-nova resolveram começar a desvendar o segredo dos preparativos de Natal e mostrar-nos o presépio que estão a fazer "ao mais alto nível"!
Contrataram mão de obra barata e disponível, os papás e as mamãs, e com recurso a materiais reutilizáveis: papel; cartão; plástico; tecidos e também produtos naturais: cascas de árvore; musgo; palhinhas; bocadinhos de madeira e muitos outros materiais, que não lembrava nem ao Menino Jesus, fizeram várias figurinhas para enfeitar o presépio.
-Querem saber qual o resultado?
O presépio está a ficar muito bonito, prima pela diversidade de adereços e pela originalidade e o melhor de tudo : é um presépio ecológico- amigo do Ambiente e isso agrada bastante ao Pai Natal.
Vamos dar uma espreitadela.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Carta do Pai natal

Olá Pequenada !
-Quem é que já escreveu a carta ao Pai Natal?
Os meninos e meninas do JI de Cova da Serpe já escreveram e enviaram a sua e o Pai Natal arranjou um tempinho e respondeu-lhes.
-Querem saber o que dizia a carta ?

Carta para meninos que acreditam no Pai Natal

OH! OH! OH!

Olá crianças!

Ontem à noite passei pelo vosso jardim de infância e dei uma espreitadela nas bonitas cartas que me escreveram. Fiquei a conhecer os vossos desejos para este Natal. Às vezes não é possível ou, é muito difícil satisfazer os pedidos de todos os meninos e meninas do Mundo, vamos lá a ver, o que consigo fazer com a ajuda dos duendes. Sabem como é, nesta altura, as coisas complicam-se: há que fazer intermináveis listas de presentes para as crianças de todo o Mundo e ler as inúmeras cartas de pedidos que os carteiros entregam todos os dias, em pesados sacos do correio. Portem-se bem, que tudo se há-de arranjar.

Um grande beijinho do,

Pai Natal.

P.S. Apreciei o vosso cuidado com o ambiente e gostei muito dos trabalhos que estão a fazer com a ajuda da Susana e da Lúcia, reutilizando material de desperdício e recorrendo a materiais naturais (biodegradáveis). Também confesso, que me agradou a notícia de estarem a realizar bonitos “anjinhos ecológicos” com a ajuda das vossas famílias. Continuem a cuidar do Nosso Planeta. Aqui pela Lapónia, vou fazendo o que posso. Vivo em perfeita harmonia com a natureza e desloco-me num veículo muito ecológico, já para não falar, de como trato bem as minhas renas.

Pólo Norte, 2 de Dezembro de 2011

Preparativos de Natal no JI de Cova da Serpe


Olá Pequenada!
Os meninos e meninas do JI de Cova da Serpe andam muito entusiasmados com os preparativos de Natal... e uma vez mais as preocupações ambientais estão presentes , pois o seu PCG educa-os nesse sentido , cujo tema é "Mais Cidadania, Mais Ambiente!".
Por isso optaram por um Natal mais ecológico, um ECONATAL. Reutilizaram caixotes de cartão e fizeram uma grande e bonita lareira que serviu de cenário a um original calendário do advento, onde penduraram 24 meias velhas, que ficaram como novas, depois de recuperadas e decoradas com motivos de Natal (reparem no pormenor, todas cosidinhas à mão, isso é que foi trabalhinho e dedicação!...) Agora que já iniciaram a contagem decrescente, afinal quantos dias faltam para o Natal. E, ao que me consta, não ficaram por aqui com os preparativos, vamos esperar por mais surpresas!...

sábado, 3 de dezembro de 2011

Cada vez mais curiosa


Olá Pequenada !
A BE-A está a ficar impaciente, os meninos do JI de Ferreira-a-Nova, estão a preparar uma atividade, com os papás, mas dizem que é surpresa e para já não podem dizer nada.
Temos que esperar para ver !...

Alhadinhas - 2011-2012

Olá pequenada!
Já podem folhear o Alhadinhas e verem os vossos trabalhos publicados.

domingo, 27 de novembro de 2011

Novidades

Olá Pequenada !
Andam todos todos tão caladinhos! Será que já andam atarefados com os preparativos da festa de Natal ?

recados para orkut

A BE-A está curiosa, quem é que quer dar novidades ?

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia de S. Martinho no JI de Regateiros




Olá Pequenada !
Os meninos do JI de Regateiros também querem mostrar como foi a sua comemoração do S. Martinho.

«No dia 11 de Novembro comemorámos mais um dia de S. Martinho, no Jardim de Infância de Regateiros e contámos com a presença de uns convidados muito especiais: os pais e familiares dos nossos meninos e meninas.Para eles preparámos a apresentação da cantilena: “Eram doze castanhinhas…”. Um grupo, representou as 12 castanhinhas com os respecivos números, o outro entoou ritmadamente a cantilena, com o auxílio de instrumentos musicais.Apesar da chuva, assámos castanhas na fogueira como é tradicional.Foi assim, em ambiente de grande alegria, que nos regalámos a comer as castanhas e a beber sumo, ofertados pela Junta de Freguesia».

domingo, 13 de novembro de 2011

Dia de S. Martinho no JI de Cova da Serpe

Olá Pequenada !
Os meninos do JI de Cova da Serpe quere
m partilhar o modo como festejaram o S. Martinho.

«Os meninos e as meninas do jardim de infância da Cova da Serpe sinalizaram as comemorações do Dia de S. Martinho com a realização de diversas atividades das quais destacam a elaboração de um cavalinho ,com recurso a material de desperdício, como bons ambientalistas que são e que serviu para a dramatização da lenda, sim, porque estes meninos são muito bons atores !



A realização do magusto com as famílias ficou comprometida pela chuva e pelo mau tempo que se fez sentir, mas não faltaram as castanhas assadas no forno e o arroz doce da avó Cila e a diversão habitual».

VIVA A AVÓ CILA

Dia de S. Martinho


Dia de S. Martinho no JI de Cova da Serpe

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Teia de Palavras





Olá pequenada !

Os meninos do JI de Cova da Serpe querem partilhar um projeto que muito os entusiasmou, "A teia de palavras"



No âmbito da comemoração do Dia das Bruxas, os meninos (as) do JI da Cova da Serpe desenvolveram um mini projeto chamado “Teia de Palavras”.

Tudo começou quando uma gigante teia de aranha apareceu no teto da nossa sala. A primeira reação foi de surpresa que logo deu lugar à curiosidade.

- Quem fez esta teia de aranha gigante na nossa sala?

Levantámos algumas hipóteses:


-“Foi a Lúcia e a Susana que vieram à escola de noite pôr a teia de aranha.”

- “Não, foi uma bruxa.”“Se calhar, foi um fantasma?

-“Eu acho que foi uma aranha…"


No dia seguinte, apareceu uma aranha gigante na teia. Estava desvendado o mistério.

Depois de ouvirmos e explorarmos a história “Desculpa...Por acaso és uma bruxa?” falámos das bruxas: o que são; como andam vestidas; do que gostam; o que fazem…

A Lúcia foi registando tudo no quadro e no fim, propôs transformar a teia de aranha gigante numa “Teia de Palavras” relacionadas com a palavra bruxa. Nós aceitámos o desafio e pusemos mãos à obra. O resultado final foi o que podem ver nas fotos que vos vamos enviar. Com essas palavras formámos frases. Aqui vão alguns exemplos:


-A coruja anda de noite – Martim, 5 anos

-O morcego anda de noite – David, 4 anos

-As bruxas põem cobras no caldeirão – Tiago, 5 anos

-As bruxas fazem magias com a varinha mágica – Cristiano, 5 anos

-As bruxas voam nas suas vassouras – Tiago, 5 anos

-As bruxas têm um gato preto – Cristiano, 5 anos

-As bruxas têm um chapéu preto bicudo – Cristiano, 5 anos

-As bruxas fazem poções com a cauda dos ratos – Afonso, 3 anos

-Os corvos são pássaros pretos – Tiago, 5 anos

-As bruxas fazem poções com sapos – Cristiano, 5 anos

-Os morcegos andam à noite com as bruxas – Cristiano, 5 anos

-As bruxas metem baratas e olhos de camaleão no caldeirão – Cristiano, 5 anos

-As bruxas fazem magias com o livro dos feitiços – Cristiano, 5 anos

-Os lagartos vivem com as bruxas – Tiago, 5 anos

-Os morcegos e os fantasmas vivem num castelo assombrado – Cristiano, 5 anos

-As bruxas assam esqueletos para fazer poções mágicas – Cristiano, 5 anos


A BE-A acha que foi um projeto muito enriquecedor sem esquecer a diversão, não concordam ?

sábado, 5 de novembro de 2011

Ainda Dia das Bruxas


Olá Pequenada !
Pelos vistos o que não faltou foram bruxas e fantasmas à solta por todos os JI do Agrupamento de Alhadas.
também os meninos do JI de Cova da Serpe se divertiram e aprenderam muito com esta comemoração e contaram com a participação dos papás e das mamãs na brincadeira e na partilha.
Decoraram a sala com monstros terríveis, entre eles uma aranha gigante, assustadora... confeccionaram os seus fatos, leram muitas histórias , falam sobre bruxas famosas... e tiveram ainda a possibilidade de conhecer pessoalmente e falar com a bruxa Natacha, Rastejante, que chegou de surpresa, montada na sua vassoura voadora, do Reino dos Arrepios, que fez feitiços, contou histórias, entre elas, a da Bruxa Esbrenhuxa e fez cozinhados, num abrir e fechar de olhos, com a ajuda dos meninos e das respetivas palavras mágicas.
Os papás fizeram as vassouras mágicas, ecológicas, para varrerem os males que prejudicam o Meio Ambiente e estão a preparar o Livro das Poções Mágicas.
A festa terminou com um lanche fantasmagórico, onde não faltaram as papas de abóbora da bruxa, o bolo do drácula, o leite de burra e o leite de vampiro e mais umas quantas estranhas iguarias, que todos quiseram , sem medo, experimentar.

Dia das Bruxas

Olá Pequenada !
No JI de Ferreira-a- Nova também se comemorou e bem, o Dia das Bruxas, os meninos vão contar o que fizeram :
«[...] foi tempo de enfrentar e falar dos nossos medos. Falámos de bruxas, vampiros e fantasmas, ouvimos histórias, aprendemos canções e lengalengas de abóboras pequeninas e claro está,de bruxas...
Inventámos monstros e palavras mágicas com muito poder " Torblei" "Amlec" "Catanamé"e "Tócueca".
Pintámos, desenhámos, colámos bruxas e monstros terríficos.



E no dia 31 com as nossas c
abeças de abóbora, fomos assustar os nossos vizinhos e pedir o "Pão por Deus"
À tarde lanchámos bocados de dedos e minhocas e foi delicioso.»

Dia das Bruxas

Olá pequenada!

O Dia das Bruxas também foi comemorado com muita animação pelos meninos do JI de Regateiros.

No Dia das Bruxas, vestiram-se a rigor, com os seus fatos fantasmagóricos, e meteram os pés ao caminho para visitarem aos meninos da EB1 do Castanheiro, para quem prepararam uma surpresa: ofereceram-lhes uma caixa enfeitiçada, cheiinha de cobras, criadas com uma doce malvadez, que por sinal, as tornaram bem deliciosas. Claro que eles adoraram! E para completar a diversão, deste dia, fizeram pinturas faciais assustadoras.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dia das Bruxas



Olá Pequenada !


Os meninos do JI de Santana foram assustadores ! conseguiram pôr os cabelos em pé, pelo susto que lhes pregaram, os habitantes de Santana.

Primeiro confecionaram os seus horrosos fatos, dignos de desfilar na mais famosa passerelle das bruxas top model.

Primaram pela originalidade, deixaram de lado o preto e optaram pelas cores garridas com as quais confecionaram os seus vistosos chapéus bico de cegonha, tendência da moda atual da Bruxolândia.

Depois vieram para a rua, pregar partidas aos mais distraídos e acabaram numa visita, aos idosos do Centro de Dia de Santana, não para fazer travessuras , mas para lhe sdar miminhos.

Uma atitude muito correta, digna de verdadeiros feiticeiros.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lanche saudável no JI de Cova da Serpe

Olá pequenada !
Os meninos do JI de Cova da Serpe também comemoraram com degustação e aprendizagem o Dia da Alimentação.
Vejamos como foi:

As vivências da semana da alimentação culminaram com a realização de um lanche muito especial. O lema é “Comer bem, viver melhor!” e foi isso mesmo que promoveram os meninos e as meninas do jardim de infância da Cova da Serpe com a realização de um lanche muito saudável.

Depois de conversarem bastante sobre a importância de fazer uma alimentação saudável, isto é, completa, equilibrada e variada através da exploração da “Roda dos Alimentos”, selecionaram , com a ajuda da Lúcia, um conjunto de alimentos que lhes pareceram adequados à situação.

O primeiro passo foi preparar os alimentos: lavar; descascar, partir e empratar, passos muito importantes, que devem estar presentes na preparação e confeção dos alimentos. Fizeram sumo natural de laranja e ralaram cenoura.

O passo seguint e foi organizar os alimentos na mesa por grupos, de acordo com a nova “Roda dos Alimentos”: laticínios (leite e derivados); cereais e derivados; produtos hortícolas; fruta; carne e gorduras (poucas).

O menu variado e aliciante dificultou um bocadinho a escolha:

Leite simples

Leite com chocolate

Iogurte líquido

Queijos (fresco e flamengo)

Manteiga

Legumes (alface, tomate e cenoura ralada)

Frutos da época (maçã, pêra, kiwi, maracujá e laranja)

Compota

Sumo natural de laranja

Pão branco e pão integral

Bolachas de arroz

Flocos de milho

O lanche foi organizado de modo a que cada criança pudesse fazer as suas escolhas, servindo-se dos seus alimentos preferidos e/ou dos que mais curiosidade lhes suscitassem, por não fazerem parte dos seus hábitos alimentares diários. Ainda que com algumas hesitações as crianças lá foram fazendo as suas escolhas e apreciando o sabor de cada alimento, num clima alegre e descontraído.

No final todas as crianças foram congratuladas com uma merecida medalha de mérito.

"Coma bem, viva melhor!"