Histórias para ouvir com atenção

terça-feira, 19 de maio de 2015

Cumpriu-se a tradição

 Olá, Pequenada!
 Os meninos e meninas do JI de Ferreira -a -Nova festejaram  a comemoração do Dia da Espiga- 5ª feira da Ascensão , este ano assinalada no dia 14 de maio.
 
 
 Neste dia, segundo a tradição, as pessoas vão ao campo apanhar o ramo, também chamado de espiga, onde devem constar as seguintes plantas: malmequeres, brancos e amarelos, oliveira, videira, papoila, alecrim e espiga de trigo, cada uma com o seu significado.
O ramo, apanhado  neste dia, funciona  como um amuleto protetor, da casa  e dos seus proprietários, deve ser guardado o ano inteiro e só no Dia da Espiga, do ano  seguinte, se deve queimar e lançar as cinzas ao rio, como forma de purificar as águas, pois, trata-se de um ramo abençoado.
 Para cumprir  a tradição os vossos colegas foram para o campo colher  as plantas e fazer o seu ramo.
Misturaram-se com as flores e confundiram-se com elas.
 
 



 Só conhecendo se valorizam e preservam as tradições, também elas, manifestações  do nosso património imaterial. E, para cumprir essa função, a ESCOLA entra em AÇÃO e assume o protagonismo.

 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Criatividade ao cubo ou será aos cubos?!

Olá Pequenada!
 Os meninos e meninas do JI de Ferreira-a-Nova começam desde cedo a aprender a gostar de Matemática. Com este objetivo desenvolvem atividades que estimulam o raciocínio lógico-matemático e o desenvolvimento mental em suma , aprendem a pensar.
A brincar organizam, classificam, estabelecem relações, observam e comparam, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a Matemática.
Afinal, a Matemática pode ser  bem divertida,  o que é preciso é aprender a gostar dela!


 
 Desta vez vieram os cubos, para a próxima logo se verá quem vai ser o convidado.
 

 

Dia da Mãe

 Olá Pequenada!
 Os meninos  e meninas do JI de Ferreira-a-Nova também não esqueceram o Dia da Mãe e presentearam-na com um miminho repleto de afeto, técnica e criatividade.
Gostaram tanto do que fizeram que querem mostrar aos restantes colegas, uma forma de partilhar ideias. Assim, todos ficamos a ganhar.
 Querem saber o que fizeram para oferecer  à melhor Mãe do mundo, a sua, obviamente?
 
 

-É muito bonito, não é?
-Gostariam de fazer um igual?
 Os meninos e meninas do JI de Ferreira-a-Nova pensaram nessa possibilidade e vão mostrar-vos passo a passo e sem truques ou segredos como se faz.
 Experimentem!