Histórias para ouvir com atenção

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Caminhe connosco...



 Olá pequenada!

 A convite da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, em articulação com a  BE-A, os meninos e meninas do JI de Cova da Serpe integraram, juntamente  com os colegas da  EB2/3 Pintor Mário Augusto de alhadas, uma visita de estudo a esta instituição para verem uma interessante e original exposição, intitulada “Caminhe connosco…”dinamizada pela  Associação de Amizade e das Artes Galaico Portuguesa.

A exposição tinha como principal objetivo a apresentação de sapatos decorados, com os mais diversos materiais, sem esquecer o recurso da reutilização de materiais e com toda uma simbologia associada ao ato de caminhar e do caminhar ao logo da vida.

O convite foi muito bem recebido pelos meninos e meninas da Cova da Serpe que, desta forma podiam ainda aprofundar as aprendizagens que estavam a fazer, integrada no tema das profissões, afinal era mais a profissão de estilista e de designer que iam conhecer.

Sair do Jardim de Infância, andar de autocarro ir ver sapatos tão diferentes do habitual já os entusiasmava. Mas o que eles não estavam a contar era com a surpresa que os esperava. Enquanto aguardavam a visita à exposição foram presenteados com uma animada hora do conto, com destaque para as cores do arco-íris, com direito a musica e coreografia e ainda tiveram direito a print uras faciais que agradaram a todos.

Uma manhã bem passada, onde não faltou a animação e aprendizagem,  tudo na dose certa.








terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Saborear a Leitura

Olá, Pequenada !
Quem gostar de ler? Quem gosta de estar sossegadinho a ler um livro? Quem gosta de partilhar a leitura com os amigos ?
Que bom, daqui consigo ver muitos dedinhos no ar e  muitos eu, eu , eu...
Muito bem,  gosto de saber que os meninos e as meninas gostam muito de ler, pois,  quem lê sabe mais, conhece muitas coisas, nunca se deixar enganar e pode ensinar os colegas.
Os meninos e  meninas do JI de Santana também gostam muito de ler, quer sozinhos, quer em partilha.
Reparem como eles estão a saborear a leitura, sim a leitura saboreia-se como quem come um chocolate ou um gelado de morango,  satisfaz e dá muito prazer e vontade de repetir.
Sejam gulosos de leitura e obesos de conhecimentos, conselhos da BE-A.





A experiência é a mãe de todas as coisas

Olá , Pequenada!
Os meninos e meninas do JI de Santana quiseram experimentar, para comprovar e compreender.
Afinal o que é o ar ? Quais as suas propriedades ? - Foram estas as questões que deram o tema e a motivação para mais uma aprendizagem que inevitavelmente passou pela experimentação para se chegar á compreensão:

 O ar não se pode pegar ou ver, mas sabemos que ele existe. Através das suas propriedades é possível comprovar a sua existência.
O ar é matéria e ocupa todo o espaço do ambiente que não exista outra matéria. Por exemplo,numa garrafa com água só até metade, o ar ocupa a outra metade (superior) desta garrafa. E muitas outras propiedades...
Assim sendo todos foram à descoberta do ar e para tal muitas experiências fizeram, conseguiram capturá-lo e verificar a sua força.

 E, depois destas descobertas,  perceberam  como é que funciona o nosso aparelho respiratório e como é que o ar entra em ação e nada melhor que mais umas experiências.



domingo, 16 de fevereiro de 2014

Amor é

 Olá, Pequenada !
 Amor é  partilhar com a BE-A os vossos trabalhos para que ela os possa divulgar com muito orgulho.
 Durante esta semana , especialmente no dia 14 de fevereiro, o amor espreitou em cada esquina, misturou-se com os livros, esteve nos placards, esteve em lugar de destaque. Em suma, com tanto amor a BE-A ficou muito mais bonita e os seus leitores muito mais felizes.
Os meninos e meninas do JI de Ferreira-a-Nova  deixaram  o seu testemunho:




No JI de Regateiros também se refletiu muito sobre os afetos e os beijinhos estiveram em destaque.
Os beijinhos sabem tão bem ! Principalmente os da avó, da mãe, do pai . E aqueles que se dão na barriga ao deitar e que fazem cócegas?
Quem quem experimentar o beijinho da BE-A?





Do tromelgo também veio um cartaz amoroso, bem bonito que chamou a atenção de todos.

AMOR É
 
Amor é PARTILHAR
Amor é sentir que estão aí  e que gostaram de ver os vossos trabalhos.
Amor é querer fazer/querer participar, sem ser por obrigação.
Amor é  saber  agradecer e saber dizer OBRIGADA
 Amor é estar disponível.
 Amor é ajudar sem ser preciso pedir



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O amor anda no ar no JI de Ferreira-a-Nova



 Olá, Pequenada !
Durante toda a semana o AMOR andou no ar no JI de Ferreira-a- Nova.
Os meninos e meninas refletiram  sobre o que é o amor e concluiram que o AMOR está associado aos afetos e que pode estar em todo o lado e não apenas num casalinho de namorados apaixonados.
O amor é:
Gostar; é feliz; é um sentimento que se sente; é um rapaz olhar para uma rapariga e uma rapariga olhar para um rapaz e dizer "estamos apaixonados"; é gostar dos pais, dos avós, dos tios, dos primos e dos padrinhos, é gostar dos irmãos. 
A BE-A acrescenta ainda amor é partilhar com os outros colegas as nossas atividades, amor é por  a BE-A  a sorrir quando lhe mandam os vossos trabalhos, amor é ir a correr publicar os vossos trabalhos no blogue
E o amor não é:
Matar formigas; discutir; tratar mal os animais; bater; guerras...
Só uma pergunta será que matar moscas e melgas também não é amor ?

Depois da reflexão que tal fazerem um bonito coração, aliás o coração é símbolo do amor, dos sentimentos, da semoções e dos afetos...
Foi isso mesmo que fizeram  e que bonitos ficaram !Dignos de artista. Para os mais entendidos em arte, estes corações não vos lembram nenhum artista em especial ?