Histórias para ouvir com atenção

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dia de S. Valentim

Olá, Pequenada !
A propósito do Dia de S. Valentim/Dia dos Namorados, os meninos do JI de Santana fizeram uma reflexão profunda sobre o amor e chegaram  a muitas conclusões e  cada uma adequada ao seu contexto, sim, porque o AMOR tem muito que se lhe diga, e continua a fazer correr oceanos de tinta...
Vejamos as suas conclusões e reparem como têm razão no que dizem....


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Quando eu for grande

Olá, Pequenada !
Os meninos do JI de Regateiros querem partilhar com os colegas algumas atividades que integraram um projeto por eles vivenciado, denominado “Quando for grande quero ser…”. O tema foi sugerido pelo livro, ”Quando eu for grande”, de Steve Augarde, onde uma criança sonha com o que gostaria de ser quando for grande: Condutor de Autocarros ou Astronauta? Comandante de um Submarino ou Operador de um Guindaste? A curiosidade foi estimulada e o grupo partiu para o conhecimento mais profundo de algumas profissões, através de pesquisas em livros, revistas, internet e famílias. Alguns destes conhecimentos foram registados num cartaz onde se reuniram as profissões mais conhecidas.
Os meninos mais velhos que adoram brincar com as palavras, descobriram rimas das profissões: sabiam que astronauta rima com flauta e piloto rima com totoloto.
Recebemos a visita no jardim-de-infância  de uma cabeleireira muito amável, a mãe da Bianca, que fez uma demonstração do seu trabalho, para uns clientes especiais. Trouxe consigo as principais ferramentas que usa no seu dia-a-dia e as crianças aprenderam os seus nomes: penteador, pente corte, pinças, rolos, ferro de alisar e de enrolar, etc.
O projeto prosseguiu com uma visita à cozinha do Centro Social Vela Azul, onde as crianças puderam observar, em ação, as cozinheiras e ajudantes a confecionarem os seus almoços.
Finalmente o grupo escolheu uma profissão para se disfarçar no Carnaval. Imaginem qual?
Vejam lá se conseguem adivinhar:
Passo o dia no fogão,
Com tachos e panelas
A fazer muita comida
Para eles e para elas
Quem sou eu?





quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Mais foliiiiiiiiiiiiiiia

Olá, Pequenada!
Os meninos do JI de Cova da Serpe também festejaram o  Carnaval . Querem saber como foi ? eles vão partilhar convosco.

No passado dia 8 de fevereiro os meninos do jardim de infância da Cova da Serpe cumpriram a tradição e comemoraram o carnaval com a realização de um desfile temático, “Profissões associadas à alimentação”. O desenvolvimento deste mini projeto integrado no PCG “Comer bem, viver melhor!” permitiu-nos realizar diversas aprendizagens relacionadas com as profissões associadas à alimentação nomeadamente, compreender como é que os alimentos que consumimos diariamente chegam às nossas casas. Com a colaboração e empenho das nossas famílias representámos muito fielmente as profissões de pescador, peixeira, vendedora de legumes e frutos, ceifeira, pasteleira, cozinheiro e padeiro. O nosso padeiro trabalhou toda a noite como é seu costume, para nos presentear com uma variedade de iguarias frescas para o lanche onde não faltaram as broas de milho, as broas de frutos secos, os bolos de Brenha e as rosquilhas de azeite. 


sábado, 9 de fevereiro de 2013

Não há chocolate sem cacau

Olá, Pequenada!
Os meninos do JI de Ferreira-a- Nova, são muito curiosos e gostam  de saber coisas novas. Desta vez, na sequência da história da Abelhinha chocolateira, quiseram saber tudo sobre o chocolate.
A BE-A fez-lhe a vontade e no meio de uma doce diversão, aprenderam muitas coisas: a primeira, que não há chocolate sem cacau,  e por aí fora, sem ter a noção do tempo, as perguntas sucederam-se e saboreou-se o conhecimento, conheceram o cacau e o cacaueiro, o país e o povo que primeiro usou o cacau na alimentação, viram como chegou à Europa e até aprenderam o nome , esquisito, de um animal que ensinou os homens a comer o cacau, o quincaju e muito mais coisas...
Estes meninos estão dispostos a partilhar os seus conhecimentos com outros colegas, se quiserem saber mais alguma coisa , perguntem que eles prontamente respondem.


Viva a folia

Olá, Pequenada !
Os meninos do JI de Maiorca tiveram na  6ª feira, dia 8 de fevereiro, uma dia super divertido!
Por uns momentos foram palhaços, doutores, piratas, princesas, super heróis, fadas e tudo o mais que a sua vontade determinou, e , juntamente com os colegas da escola EB1 de Maiorca foram brincar ao  Carnaval pelas ruas da localidade envolvendo de forma entusiástica e contagiante a comunidade. Quase que podemos dizer que tudo parou para ver os meninos desfilar !



A vida são dois dias, o Carnaval são três DIVIRTA-SE

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vamos jantar com o rei


 Olá, Pequenada!
Querem saber novidades?
Integrado no projeto a Biblioteca vai ao Jardim de Infância., a BE-A deslocou-se ao JI de Santana e foi surpreendida por uma corte bastante animada e muito interessada em aumentar os seus conhecimentos sobre a vida quotidiana da realeza medieval. Assim, fizeram uma viagem ao tesouro do rei, recordaram, através do contacto com modelos inspirados no original, o armamento utilizado na guerra.: lanças , espadas bestas, catapultas, arietes… e acabaram por ser convidados para a mesa do rei. Conheceram o tipo de alimentos consumidos pela realeza e concluíram que muitos dos alimentos que hoje estão presentes nas nossas refeições, eram totalmente desconhecidos do rei, pois eram oriundos de terras , que ainda não tinham sido descobertas. Concluíram que o rei não praticava uma alimentação saudável, pois, comia mais carne do que peixe, comia pouca fruta, não comia saladas, só comia duas vezes por dia, não bebia muita água, não bebia leite. Por isso ficava doente, obeso e vivia menos anos. Depois da "refeição"  escutou-se e cantou-se  a canção "Era uma vez um rei com uma  grande barriguinha" e ouviu-se a história Do rei dos  Comilões , de António Torrado e com grande entusiasmo declamou-se o poema do  castelo de  castelo , de Luísa  Ducla Soares, onde o rei comia torradas. Depois do banquete com o rei ,foi a vez da diversão, recordaram-se os torneios, os jogos, a música, a poesia do rei D. Dinis e para terminar em beleza fez-se um baile de gala, cujo objetivo foi determinar quem se sentava no trono real e passava a reinar naquela corte. A rainha , coroada pelos seus súbditos, rainha das biblioteca, despediu-se da sua recém– formada ,corte com um compromisso de fidelidade e de colaboração , sob juramento de honra de todos os vassalos. 

 Depois mostramos o registo fotográfico,  quando o repórter voltar à Bibliolândia.