quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Semana da Leitura
Os meninos do JI de Santana estão envolvidíssimos com as atividades da Semana da Leitura.
Hoje, o sol convidou-os a virem cá fora um bocadinho, mas foi só um pretexto para dramatizarem uma história, que foram buscar ao saco dos livros itinerantes.
Meteram a mão no saco, e tiraram um livro que agradou a todos ,"Sem rumo pelo mundo,Catarina e o Urso", e mais divertidos ficaram quando tiveram oportunidade de a dramatizarem.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Semana da leitura
As atividades dinamizadas integram todos os níveis de ensino e, da planificação em curso, destacamos a abertura oficial da Semana da Leitura, anunciada por um arauto, que apresenta a toda a comunidade os propósitos da Rainha das Bibliotecas.
« A Biblioteca Escolar de Alhadas, pela graça de Deus, Rainha das Bibliotecas, a todos do meu reino…saúde!
Sabei que mando fazer, em nome de Deus uma Semana da Leitura no meu Agrupamento de Alhadas e mando que as laborações comecem ao cabo do mês de fevereiro e se prolonguem por todo o mês de março. Todos os que vierem a esta festança, para ler ou para ouvir ler, e participar nas demais diversões, fiquem felizes na ida e na volta e tornem sempre que lhes aprouver, com muito afã, pois teremos o maior aprazimento em os receber».
Ao longo do mês, seguir-se-ão outras iniciativas, das quais destacamos: a maratona da leitura; as leituras partilhadas; a hora do conto; os pais surpreendem os filhos com leituras, os alunos surpreendem os colegas com leituras; exposições de trabalhos; concursos; feira do livro; encontro com a escritora Manuela Gonzaga; passatempos; leituras fora de portas, entre outras.
Do programa, salientamos ainda as seguintes atividades:
- Pausa de Leitura,
“Figueira a Ler”- Todos a ler nas escolas;
- Silêncio que se vai declamar o fado, com a participação de alunos, professores e encarregados de educação;
- Livros que atravessam o oceano, que tem como objetivo o envio de livros, integrados no PNL, para uma escola de Cabo Verde.
E, sem mais delongas, como diria o arauto, por ordem da rainha …
«Assim, pelos bons livros e pelas boas leituras, declaro aberta a Semana da Leitura».
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Carnaval as 4 estações do ano
Os meninos e meninas do JI de Santana também festejaram o carnaval e querem partilhar com os colegas.
Os preparativos começaram cedo... primeiro foi preciso escolher o tema, depois de várias propostas optaram pelas quatro estações do ano, depois seguiu-se a sua analise em pormenor. Feita este estudo, cada menino escolheu a sua representação, de acordo com as suas preferências. A partir de agora tudo estava facilitado, mas o trabalho redobrou, era preciso fazer os fatos, mas com vontade e empenho tudo se conseguiu e o resultado final foi surpreendente ! Reparem nos pinguins ! Espetaculares ! Claro, também estão muito bonitos os passarinhos e as flores. As jardineiras é que não sei quem são ! Vestidos a rigor, as estações do ano saíram à rua, só mesmo no carnaval podemos fazer de conta que estamos na primavera ou no verão, sim senhor é assim mesmo, porque no carnaval ninguém leva a mal. Na rua a diversão foi total e o convívio com os colegas do escola do 1º CEB de Santana e com a comunidade ajudaram à alegria e animação.
Carnaval ArcoÍris
Querem saber como foi o carnaval no JI de Regateiros ?
«As crianças do Jardim de infância de Regateiros, desfilaram e brincaram ao carnaval, vestidos de Arcoíris. Os fatos foram realizados com a sua ajuda, recorrendo ao reaproveitamento de material de desperdício, que a mãe dos gémeos, tão solicitamente arranjou. Estava um dia de sol radioso, os Arcoíris invadiram e coloriram as ruas da localidade, em direção à escola do 1º ciclo do Castanheiro, acompanhados por alguns encarregados de educação. À nossa espera estavam uns deliciosos biscoitos de manteiga que os meninos da EB1 tinham confecionado para nós. Foi uma manhã bem divertida, que certamente ficará na memória de todos nós».
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Serpente arco-iris
« Esta serpente (assustadora q.b.) foi elaborada pelas crianças com recurso a material de desperdício (rolos de papel higiénico) e o seu comprimento é a soma da altura das crianças que compõem o grupo.
Já pensaram que se todos os meninos e meninas do JI de Cova da Serpe se colocassem às costas uns dos outros seriam o maior gigante do mundo !
Carnaval ecológico
Olá Pequenada !
Novamente os guardiões do Planeta em ação, desta vez, a pretexto do Carnaval foram para a rua, vestiram a pele dos animais selvagens e rugiram bem alto... Vamos ver como foi.
«No passado dia 17 de fevereiro os meninos e meninas do jardim de infância da Cova da Serpe comemoraram o carnaval com a realização de um desfile temático “Salva o teu Planeta”. Os animais selvagens percorreram as ruas da aldeia em grande protesto para dizer a todos os que os pudessem ouvir: - “Nós os animais selvagens, queremos viver em liberdade!” Uma vez mais deram provas de grande cidadania ativa e interveniente, mostrando a todos que se preocupam com questões ambientais como: biodiversidade; preservação das espécies animais; equilíbrio ecológico; entre outras. Os fatos foram elaborados pelos pais das crianças com recurso a materiais de desperdício entre os quais, se destacam caixotes de papelão. A nós coube a tarefa de realizar as máscaras e os cenários, também estes, elaborados com recurso a materiais de desperdício. No final do desfile foram distribuídos Certificados de participação aos pais/encarregados de educação como forma de reconhecimento e agradecimento pelo modo como se envolveram na confeção dos fatos e consequente realização do mini projeto “Salva o teu Planeta”».
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Carnaval
Dia dos Afetos
Olá pequenada !
Os meninos do JI de Ferreira-a-Nova comemoraram o Dia dos Namorados que é também o Dia dos Afetos, como todos os dias devem ser.
Vamos espreitar como foi :
«No dia 14 de fevereiro, foi dia de falar dos afetos.Iniciámos o dia com o jogo dos corações:
Cortaram-se ao meio vários corações, todos de maneiras diferentes. Cada uma das crianças tirou meio coração, que decorou á sua vontade, depois de pronto foi procurar a outra metade e assim se formaram pares de amigos. Sentaram-se juntos no tapete, nas mesas, ao almoço, brincaram juntos, enfim tornaram-se amigos inseparáveis e procuraram conhecer-se melhor.
No final do dia partilhámos, em grande grupo, todas as descobertas que fizemos acerca do nosso amigo inseparável, colámos os corações pequenos num coração grande e falámos sobre o amor e a amizade.
Dissemos que:
Amor é fazer desenhos lindos para entregar a alguém;
É dar beijinhos na boca;
É viver na mesma casa;
Amor é dar beijinhos e amizade é dar festinhas;
Amizade é fazer corações;
É não dar murros;
É brincar juntos;
Emprestar coisas e não magoar;
É dar beijinhos;
É ser amigo;
Dar abraços e não bater;
É respeitar e obedecer aos mais velhos e ensinar os mais pequenos.
E chegámos a uma grande conclusão:
Amor e amizade é tudo igual porque falam de amor».